Contato
Você está a um passo de investir em sua saúde mental! Você já parou para pensar em quantas vezes evitou situações ou atividades por medo, desconforto ou até mesmo ansiedade? E fica naquela luta diária que parece não ter fim...
Te convido a inverter isso, ativar a chave da mudança que tornará sua vida mais leve e produtiva, que fará com que elabore questões e lide com os problemas de forma mais inteligente e saudável.
Fale comigo no whatsapp:
Ou se preferir preencha o formulário...
Perguntas frequentes
Psicologia vem do grego onde significa o estudo da mente, seu objeto de estudo é o ser humano, seus comportamentos e processos mentais, com o objetivo de trazer saúde mental as pessoas. Se trata de uma ciência, portanto existe todo um estudo para se verificar o que ela se propõe.
Psicoterapia é um processo terapêutico entre cliente e psicólogo, baseada em ciência e com utilização de diálogo, escuta ativa e técnicas psicológicas. A psicoterapia oferece um ambiente acolhedor que lhe permite falar abertamente com um profissional neutro e imparcial, que não irá te julgar e fará com que você enxergue possibilidades e caminhos. Sua finalidade é tratar problemas psicológicos como ansiedade, depressão, dificuldade nos relacionamentos, diminuição do sofrimento, autoconhecimento, aperfeiçoamento de habilidades, equilíbrio emocional e muitas outras coisas.
As pessoas geralmente dizem que psicólogo é pra quem é "louco" ou "perturbado", mas você sabia que a realidade não é essa? Você pode fazer terapia sem ter nenhum transtorno mental. Apesar de alguns ainda terem esse tipo de pensamento, a procura pelo psicólogo está crescendo cada vez mais, cada dia mais pessoas buscam a solução para um problema que parece não ter solução ou um melhor autoconhecimento. O fato é que a terapia pode ser realizada para tratar um transtorno que a pessoa já tenha ou para preveni-lo.
A palavra chave para essa questão é COMPROMETIMENTO. Por se tratar de um processo terapêutico, com começo, meio e fim é imprescindível que o cliente esteja totalmente comprometido ao processo, participando das atividades, bem como executando os exercícios propostos, evitando cancelamentos e faltas, para que assim o processo terapêutico seja eficaz e atenda a necessidade do cliente.
Cada sessão dura 50 minutos, e geralmente acontece uma vez por semana. Por ser algo muito particular, é difícil precisar o prazo total de toda a terapia, porque como é um processo vai se moldando aos poucos, dia após dia, e flui de acordo com você, com suas facilidades e dificuldades, porém se o problema em questão não for tão complexo geralmente duram alguns meses.
Não. Somente os médicos estão aptos para tal, portanto se o psicólogo avaliar a necessidade de que o cliente necessite de medicação, para melhorar sua qualidade de vida, ele faz o encaminhamento para que o psiquiatra possa prescrever o melhor medicamento, e assim o cliente estará com o psicólogo para tratar a origem dos problemas, e com o psiquiatra para o acompanhamento da medicação que ele prescreveu.
O psicólogo respeitará o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confiabilidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional (Código de Ética do Psicólogo, artigo 9º).
De forma geral os excessos tanto para maximização quanto para minimização não são saudáveis e são um dos aspectos que fazem com que pessoas busquem ajuda, juntamente com prejuízos a vida da pessoa. Algumas das questões podem ser: sintomas físicos (quando o médico não encontra uma causa biológica), sensação de não pertencimento, problemas nas relações (familiares, amorosas, profissionais, amizades), trauma, insegurança, insatisfação, luto, angústia, estresse, ansiedade, sofrimento, dificuldade de lidar com as próprias emoções, separações, transtornos alimentares, fobias, quando sente que precisa de ajuda mesmo sem saber o por quê.




